VOTOS DE CASAMENTO


Votos e leituras para um casamento personalizado

noivosSe os noivos optarem por dar um toque pessoal à cerimonia de casamento será ideal escreverem os votos. E nada melhor que pegar cada um, uma folha de papel e começar a esboçar algumas ideias. Caso não saibam como expressar aqueles sentimentos que estão tão dentro do vosso coração e que por vezes tanto custam a sair, vou ajuda-los a escrever os votos perfeitos com as dicas e ideias. Mas antes, verifiquem se o local onde se realizará a cerimônia de casamento, permite votos personalizados.

Personalização
O casal pode optar por recitar um poema, feito por vocês ou de algum poeta que vos diga algo mais. Podem fazer uma abordagem mais humorística, talvez de acordo com a vossa personalidade. O mais importante é que os vossos votos soem a algo único e que se identifiquem com o vosso amor.

Estruturar
Podem optar por iniciar os votos com uma ideia comum, ou não. Podem por exemplo combinar descreverem-se um ao outro no início, falar sobre vocês juntos depois de casado e terminar com um “Te Amo”, deixando os “entretantos” à descrição de cada um, criando uma linha condutora do discurso.

Tempo
Não façam votos intermináveis para não tornar a cerimônia de casamento enfadonha. Decidam um tempo limite comum para os dois. Podem decidir que um minuto é suficiente bom, tais como uns razoáveis 5 minutos. Por muito bonitos que os vossos votos sejam não entediem a audiência do casamento, mantenham tudo simples e perceptível.

Mãos à obra!
Para  ajudar a expressar esses sentimentos que tão dificilmente teimam em não brotar em palavras, tentem responder a seguinte lista de questões. Logo que terminarem, revejam as frases que melhor captam o que desejam que os vossos votos transpareçam depois de casados.

 Como melhorou a vossa vida desde que se conheceram? Será que apreciam os momentos da vida de uma maneira diferente; ou conseguiram criar algo de único?

“Antes de te conhecer, eu ______. Neste momento ______.”

Quando é que se aperceberam que estavam apaixonados? Podem dar um toque de humor nesta frase!

“Percebi que estava apaixonado/a quando ______.”


Aproveitem partes dos votos tradicionais para dar um toque formal ao vosso discurso. Terminem a frase de uma maneira original.

 “Prometo te honrar, ______.”


O que pensaram quando se viram pela primeira vez?

“Quando te conheci em ______, soube logo que ______.”


O que mais sentem saudades um do outro quando estão separados?

“Quando estou longe de ti sinto-me ______.”


O que desejam tornar-se em conjunto?

“Estou ansioso/a que nós os dois, após casados,  ______.”


Como se vêem daqui a 20, 30 ou mais anos?

”Estou desejoso/a que, ______, quando nós ______.”




Vilma Takamori Bem Casados