Dicas para noivas e noivos


CASAMENTO

NOIVADO

Os  noivados não acontecem mais da mesma forma que antigamente, quando as famílias já se conheciam e a passagem do namoro para o noivado e o casamento era feito muito naturalmente.
Hoje, os noivados são mais raros e, às vezes, são feitos Justamente para apresentar as famílias dos noivos uma para a outra e comunicar a intenção e a data do casamento.
Por isso mesmo, o noivado é uma festa íntima e familiar.
Participam pais e irmãos, eventualmente um ou outro amigo mais íntimo e só. Tias e tios podem ser muito simpáticos, mas aumentam demais o número de pessoas e tiram o caráter íntimo da ocasião.
Se você tiver avós vivos, não deixe de convida-los. No tempo deles, os noivados tinham um caráter muito mais formal, e eles vão adorar participar.Sem falar no carinho.Antigamente era costume que o noivo  presenteasse a noiva com alianças ou anéis com solitários de diamante. É claro que hoje, com as coisas difíceis do jeito que estão, um par de alianças de ouro já é mais do que suficiente.
Embora eu não conheça nenhuma noiva que tenha achado ruim Receber brilhantes. Às vezes, vale a pena o esforço...


SÓ NA IGREJA

Sim, casamento é importante. Tudo é festa e alegria, mas qualquer gasto deve ser muito bem planejado. E se for para fazer uma festa malfeita,  é melhor nem fazer. Hoje, cada vez mais pessoas estão optando por guardar o dinheiro que seria gasto na festa e aplica-lo numa viagem ou na compra de um imóvel. Nada mais justo e natural.
Por isso, quando receber um convite com os dizeres “Após a cerimônia, os noivos recebem os cumprimentos na igreja”  não faça pouco caso. Vá a igreja, linda e produzida e mande um bom presente, comprado com muito carinho. Como se tivesse festa, viu?

QUEM CONVIDAR?

É a maior falta de consideração usar o chamado "vale-empada" (aquele cartãozinho que acompanha apenas alguns convites e que determina quem está ou não convidado para a festa. Se o seu orçamento só chega para cem convidados, não convide quatrocentos para a igreja. É muito melhor convidar apenas quem realmente importa.
O critério para escolher quem deve ou não ser convidado é Sempre a afetividade. Mas algumas diretrizes podem ajudar.
• Família: apenas os parentes mais próximos. Aquela tia que mora em outro Estado e você não vê há mais de dois anos vai se sentir aliviada se não for convidada.
• Colegas de trabalho dos noivos: convide somente aqueles com quem você tiver algum tipo de relação fora do trabalho. Para os demais, basta afixar um convite no departamento, mais  como um  comunicado do que propriamente como um convite.
  Colegas de trabalho dos pais: francamente, o que essas pessoas têm a ver com os noivos? Apesar de, tradicionalmente, o pai da  noiva bancar as despesas, isso não lhe dá o direito de convidar quem quiser. A não ser que esteja sobrando muito espaço e dinheiro.
Em último caso, se o dinheiro realmente estiver mais curto do que a lista de convidados, faça uma festa mais íntima e convide os amigos por telefone. E muito mais elegante do que mandar "vale-empada".

LISTA DE PRESENTES

Pode usar  sem medo. Facilita a vida dos noivos e dos convidados. Procure fazer uma lista variada. É bom para você e dá mais opções para os convidados.

FESTA EM CASA OU BUFFET ?

Uma festa em casa é muito mais pessoal e elegante. Mas atenção: apenas se você tiver espaço para o tamanho da festa que tem em mente. Uma reunião íntima, de trinta pessoas, num apartamento é perfeita. Mais de cinqüenta, só se for num mega apartamento, para não comprometer seriamente a organização e a alegria do dia. Nesse caso, prefira um buffet ou clube.
Os buffets podem reservar desde espaços imensos até apenas um  salão íntimo. Por isso, é muito importante que o cálculo do número de convidados seja bem feito, para que eles não fiquem espremidos ou perdidos no salão.
Tanto em casa quanto no buffet, certifique-se de que sejam providenciadas banquetas para acomodar o maior número possível de pessoas sentadas. Prefira as cores pastel para a decoração. Elas sempre dão mais leveza ao ambiente e são apropriadas para a ocasião.

AGRADECIMENTO

Á medida que os presentes forem chegando, anote no próprio cartão quem mandou o quê.
Assim, na hora de agradecer, você não vai usar aquela frase padronizada: “Agradecemos o lindo presente”. É muito mais elegante e sinal de consideração que se mencione o presente recebido: “Fulano de Tal e Fulana de Tal agradecem o lindo vaso de lalique”.
O prazo máximo para agradecer todos os presentes é um mês após o casal retornar da lua-de-mel. Esta é a única ocasião em que não se risca o sobrenome no cartão de visitas do casal. Mesmo que ele esteja sendo enviado para um amigo íntimo, aqui o cartão serve também como apresentação do novo casal.

A NOIVA

Hoje é o seu grande dia. Você é a estrela principal, e tudo gira ao seu redor. Mas, segure-se, vá devagar e evite exageros.
Um vestido simples é sempre mais elegante. Desconfie dos enfeites em excesso.Não pense que a noiva pode tudo.
Se o casamento for de manhã ou á tarde, nada de pedrarias, bordados e canutilhos. Não caia na armadilha do modelo “branco total radiante”. Prefira um tom mais escuro, como gelo ou creme. Se você passou dos trinta, um pouco de sobriedade é sempre bem-vinda. Pode até usar um modelo tradicional, comprido e com cauda (discreta), mas fuja dos modelos adolescentes com cinturinha apertada, mangas bufantes e uma imensa saia rodada. Bom senso é fundamental, e lembre-se de que, no dia do casamento, mais do que nunca, menos é mais.
A maquiagem deve ser suave , do tipo dia-a-dia com um pouco mais de capricho.
Prefira os produtos mais duráveis, porque o dia (ou á noite) vai ser longo, e você não vai ter tempo de se retocar a cada 5 minutos.
Prefira a maquiagem em pó. Você vai passar calor, ficar exposta aos refletores da filmagem e os produtos cremosos são mais fáceis de borrar ou derreter.
Muito importante: atraso é injustificável em qualquer situação e, mais ainda, no dia do casamento. Além do mais, você teve meses para se organizar, por que a confusão na ultima hora? A igreja cheia, o noivo ansioso, famílias na expectativa e o padre ocupado, esperando sua boa vontade. Dá para se atrasar?
Com as filas enormes para casamentos, o tempo da igreja é precioso. Conheço o caso de uma noiva que se atrasou 40 minutos e, quando chegou, o padre já tinha ido embora. Chegar atrasada de propósito é definitivamente o cúmulo da falta de educação.

O NOIVO

Apesar de tradicionalmente o noivo desempenhar um papel de coadjuvante, ele é essencial para o casamento. E atenção, noivos: de nada adianta uma noiva impecável ao lado de um noivo mal-arrumado.
Nem se você for cantor de rock, nem se o casamento for no campo, nem em homenagem aos anos 60. Terno claro nem pensar, nem em casamentos pela manhã, nem se você for dono de plantação de cacau na Bahia. Da mesma forma que, segundo a etiqueta tradicional,
não se usa fraque em casamentos noturnos. Se for para seguir as regras ao pé da letra, será assim: fraque pela manhã e casaca à noite.
E claro que isso cria muitos problemas. O noivo tem que alugar a  roupa e incomodar algum amigo (geralmente o padrinho) para devolver no dia seguinte. Os padrinhos também têm que fazer a mesma coisa.
 Uma maratona injustificável quando o mundo inteiro está tentando racionalizar. Por isso facilite sua vida: um belo terno escuro fica muito bem, tanto para casamentos de dia quanto à noite. Pode usar sem medo porque, além de mais econômico, é absolutamente correto.
A noiva não pode chegar atrasada, e o noivo tem sempre que chegar antes e espera-la no altar. É hora de manter uma calma franciscana. Aqueles minutos vão parecer uma eternidade, mas mantenha-se calmo (fácil falar, não?).Nada de tiques nervosos, do tipo
arrumar a gravata a cada quinze segundos ou passar a mão pelo cabelo sem parar.
Na festa, acompanhe sua noiva, tente manter o humor, ouça todas as piadinhas e brincadeiras que alguns fatalmente farão e lembre-se de que tudo vai acabar logo. Relaxe e divirta-se. Só não pode beber demais. Ficar bêbado não é a melhor forma de se iniciar um casamento. Certamente, sua noiva não merece isso. 

Dicas extraidas do livro: Etiqueta sem frescura de Claudia Matarazzo - Ed Melhoramentos